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sexta-feira, 27 de maio de 2011

I SEMINÁRIO – EDUCAÇÃO NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

foto: Fabiano Ferreira

     A Prefeitura Municipal de Ipueira em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto – SEMEC, realizam hoje, 27, o I Seminário: Educação das relações étnico-raciais. O evento teve início as 7h30m na Escola Municipal Francisco Quinino de Medeiros.
      O Objetivo desta atividade é ampliar as discussões a cerca da “Cultura Afro”, e uma inserção desta teoria no currículo profissional.
I Seminário
      Durante todo o dia, professores da Escola Municipal Francisco Quinino de Medeiros e do Centro de Educação e Ensino Infantil Cristiano Borges de Medeiros, estarão reunidos na dinâmica desse seminário, que conta com dois momentos – o primeiro voltado para a formação continuada sobre o tema, e o segundo trata-se de uma reunião administrativa/PROINFO.
      Para Naide Lopes de Morais, Coordenadora de Projetos Pedagógicos, “o tema é uma questão relevante que envolve toda a comunidade escolar, já que, parte de uma cultura, de raízes”. Para as discussões foram selecionados textos como: A canção do Africano (Os Escravos) de Castro Alves.
I Seminário
      As temáticas foram divididas em Aspectos Introdutórios, sob a responsabilidade da professora de História – Valcácia Brito; Diretrizes Curriculares Nacionais a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, com a professora Aline Araújo como dinamizadora; Educação Infantil, pelas orientações das Coordenadoras Pedagógicas – Maria Glória de Jesus e Maria do Socorro Azevedo; E Ensino Fundamental, com Sandra Medeiros e Rozineide Souza, Coordenadoras Pedagógicas da Escola Municipal de Ipueira.
      A tarde a reunião do PROINFO, segue com Naide Lopes e Fabiano Ferreira como facilitadores.
      Este seminário vem construir a Educação das Relações Étnico-Raciais no município de Ipueira, pensando, fazendo anotações, elencando conceitos, redigindo comentários, exibindo portfólio – de imagens e textos – listando vídeos, entre outras ações dentro do conceito afro-brasileiro e relacionando este com o espaço de vivência escolar.

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