Nossos Visitantes

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Pelas veredas do sertão, uma construção:


 
O surgimento do povoado: Ipueira

Casa de Fazenda


No século XVII os colonizadores adentraram o interior da Capitania do Rio Grande do Norte, chagando aos sertões do Seridó. Já no final do século XVIII, segundo a oralidade, alguns portugueses iniciaram o desbravamento de terras interioranas, onde se encontra atualmente o município de Ipueira.
Aqui, Antônio de M. Rocha Júnior, português, construiu uma “Casa de Taipa”, sem nenhum conforto. Mais um registro da presença desta família é uma Casa de Fazenda (Casa Grande) construída em 1859, por José Evangelista de Medeiros, filho de Antônio de M. R. Júnior. Construiu também um engenho e uma casa de farinha.
Ipueira localiza-se no Seridó Ocidental, Estado do Rio Grande do Norte. O nome Ipueira originou-se do “[...] hibridismo Iapó, Igapó e do sufixo português Eira” (CASCUDO, 1968, p. 93), que significa terreno alagado ou represa natural.
Padroeira de Ipueira
Com a morte de José E. de Medeiros, seu filho João Manoel de Medeiros herda os bens da família. Este constituiu uma grande família, porém faleceu, deixando para a esposa e seus filhos seus bens, dando continuidade a seu trabalho.
Seus filhos, João Alencar de Medeiros e Francisco Alencar de Medeiros doaram parte de suas terras para a construção do povoado em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cumprindo a promessa feita por seu pai. Para tanto, ao Senhor Francisco Quinino de Medeiros, amigo íntimo da família, a quem João Manoel havia relatado a promessa, coube a influência.
O dia 21 de março de 1939 - Esta data assinala o dia em que, estando à frente dos trabalhos, o Senhor Francisco Quinino de Medeiros convocou alguns indivíduos para iniciar a fundação do povoado, mais tarde: Ipueira.
O povoado foi inaugurado em 05 de agosto de 1939, com um missa sob uma latada, feira ao ar livre e festa; Visto por um numeroso público vizinho, além de imigrantes (primeiros moradores), pessoas que que mais tarde povoariam a cidade.
Segundo o Diário Oficial do RN, “[...] o povoado encontrava-se sob a jurisdição do município de Serra Negra do Norte, até os idos de 1948, passando em seguida, a jurisdição de São João do Sabugi, até a data de seu desmembramento, ocorrido em 31 de dezembro de 1963” (RN, 1963). Com uma representação política surgida em 1965.

Wxlley Ragne de Lima Barreto
Articulador Mul. do Selo
Fabiano Ferreira de Morais
Mobilizador de Comunicação
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem irá para aprovação! Obrigado pela sua leitura...