Nossos Visitantes

domingo, 23 de janeiro de 2011

Mais uma vitória das mães lactantes de Ipueira/RN


No dia 22 de janeiro deste ano, às 16h na Câmara Municipal dos Vereadores de Ipueira, mais mães foram premiadas e condecoradas pelas Secretarias Municipais e Gestor Público, por amamentarem seus filhos por seis meses exclusivamente.
Foto ilustrativa

A iniciativa é do Projeto Aleitamento Materno Exclusivo versão 2010, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, Sec. Mul. de Assistência Social e Equipe Pró-Selo Unicef - Edição 2009/2012.
Essas Mães Modelo, receberam das mãos da Prefeita Municipal Concessa Macêdo e do Articulador Municipal do Selo Wxlley Ragner prêmios e comendas de honra ao mérito por alcançarem os objetivos do projeto.
O evento contou com a presença de mães e seus bebês, equipe Pró-Selo Unicef, Prefeita Municipal e representantes da comunidade civil.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Pelas veredas do sertão, uma construção:


 
O surgimento do povoado: Ipueira

Casa de Fazenda


No século XVII os colonizadores adentraram o interior da Capitania do Rio Grande do Norte, chagando aos sertões do Seridó. Já no final do século XVIII, segundo a oralidade, alguns portugueses iniciaram o desbravamento de terras interioranas, onde se encontra atualmente o município de Ipueira.
Aqui, Antônio de M. Rocha Júnior, português, construiu uma “Casa de Taipa”, sem nenhum conforto. Mais um registro da presença desta família é uma Casa de Fazenda (Casa Grande) construída em 1859, por José Evangelista de Medeiros, filho de Antônio de M. R. Júnior. Construiu também um engenho e uma casa de farinha.
Ipueira localiza-se no Seridó Ocidental, Estado do Rio Grande do Norte. O nome Ipueira originou-se do “[...] hibridismo Iapó, Igapó e do sufixo português Eira” (CASCUDO, 1968, p. 93), que significa terreno alagado ou represa natural.
Padroeira de Ipueira
Com a morte de José E. de Medeiros, seu filho João Manoel de Medeiros herda os bens da família. Este constituiu uma grande família, porém faleceu, deixando para a esposa e seus filhos seus bens, dando continuidade a seu trabalho.
Seus filhos, João Alencar de Medeiros e Francisco Alencar de Medeiros doaram parte de suas terras para a construção do povoado em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cumprindo a promessa feita por seu pai. Para tanto, ao Senhor Francisco Quinino de Medeiros, amigo íntimo da família, a quem João Manoel havia relatado a promessa, coube a influência.
O dia 21 de março de 1939 - Esta data assinala o dia em que, estando à frente dos trabalhos, o Senhor Francisco Quinino de Medeiros convocou alguns indivíduos para iniciar a fundação do povoado, mais tarde: Ipueira.
O povoado foi inaugurado em 05 de agosto de 1939, com um missa sob uma latada, feira ao ar livre e festa; Visto por um numeroso público vizinho, além de imigrantes (primeiros moradores), pessoas que que mais tarde povoariam a cidade.
Segundo o Diário Oficial do RN, “[...] o povoado encontrava-se sob a jurisdição do município de Serra Negra do Norte, até os idos de 1948, passando em seguida, a jurisdição de São João do Sabugi, até a data de seu desmembramento, ocorrido em 31 de dezembro de 1963” (RN, 1963). Com uma representação política surgida em 1965.

Wxlley Ragne de Lima Barreto
Articulador Mul. do Selo
Fabiano Ferreira de Morais
Mobilizador de Comunicação
 

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Selo Unicef Município Aprovado Edição 2009-2012

As ações continuam!
Ipueira na disputa!


O Selo UNICEF Município Aprovado mobiliza gestores, técnicos municipais, conselheiros, sociedade civil e famílias em torno de políticas públicas para a infância e adolescência. A proposta é colaborar para que sejam oferecidos serviços de qualidade nas àreas de saúde, educação, assistência social, arte, cultura, comunicação, esporte e meio ambiente.
O Selo reforça o princípio da prioridade absoluta para brasileiros de 17 anos e a importância da construção de ambientes saudáveis para o desenvolvimento de meninas e meninos, respeitando a diversidade étnico-racial e promovendo a igualdade de gênero.
Desta forma, o Selo torna-se um incentivador das ações municipais em prol da criança e do adolescente, inclusive, estimulando a participação deles em todo o processo; proporciona visibilidade às ações dos municípios; estimula a integração de programas e projetos e a otimizar o uso de recursos financeiros, aumentando as chances de continuidade das iniciativas.
A atual edição do Selo tem duração de 36 meses, de 2009 a 2012. No fim, será feito um reconhecimento público aos municípios que mais se destacarem na garantia dos direitos e na melhoria da vida de crianças e adolescentes. O programa se desenvolve por meio de capacitações, da comunicação para a mobilização social e do acompanhamento de indicadores, com desafios em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. Esse último inclui Fóruns Comunitários, ações, mobilizações e projetos temáticos (Esporte e Cidadania, Educação para Convivência para com o Semi-árido e Cultura).
Portanto, é neste sentido que estaremos buscando trabalhar em parceria com as Crianças, Adolescentes, Sociedade Civil Organizada, Poder Público e a Comunidade ipueirense. Como também, pedimos mais uma vez, um voto de confiança e apoio para empreitada que emerge na luta pela conquista da terceira edição. 


Wxlley Ragne de Lima Barreto
Articulador Mul. do Selo
Fabiano Ferreira de Morais
Mobilizador de Comunicação


Ipueira e o Selo UNICEF



Crianças e Adolescentes de Ipueira no SELO
         O Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional, concedido a municípios do Semi-árido brasileiro, que alcançaram importantes melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes.
O Selo é uma contribuição do UNICEF ao Pacto Nacional, um mundo para a criança e o adolescente do Semi-árido, uma iniciativa que reúne governos, sociedade civil e empresas em torno da garantia dos direitos de cada criança e adolescente da região. Dessa maneira, busca-se criar as condições necessárias para que os Estados e Municípios do Semi-árido alcancem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Assim, para garantir a melhoria na qualidade de vida de Crianças e Adolescentes, é que Ipueira decidiu, em 2005, aderir ao Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2006 na qual conquistou o Selo.
Dando continuidade a ampliação e a garantia dos direitos da classe infanto-juvenil. Ipueira, mais uma vez, aderiu ao Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2008, comprometendo-se a cumprir os objetivos de saúde, educação, cultura, esporte, proteção e a desenvolver projetos e ações com intensa participação social, direcionados ao fortalecimento dos direitos de cada criança e adolescente de nosso município.
Portanto, com o desenvolvimento das ações da Comissão Pró-Selo só foi possível graças ao apoio ilimitável da Prefeitura Municipal de Ipueira, da nossa comunidade, e principalmente, das Crianças e Adolescentes que sempre nos apoiaram e deram força para continuarmos com esse trabalho que visa garantir a melhoria da qualidade de vida dos jovens ipueirenses. Ficando evidente que, a conquista do segundo prêmio do Selo UNICEF não foi mérito de uma ou mais pessoas, e sim, foi de todos os ipueirenses que lutaram bravamente por esta conquista.

Wxlley Ragne de Lima Barreto
Articulador Mul. do Selo
Fabiano Ferreira de Morais
Mobilizador de Comunicação